quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Guia do Iniciante


Começando:
Para aqueles que querem jogar Pokémon competitivo, e querem saber mais sobre estratégias, Moves Combos, etc.


-Lead
Primeiramente, quando for fazer um time, precisa saber qual será a estratégia central desse time. Por exemplo, se for um time de Chuva (Rain Dance), seu primeiro Pokémon (ou Lead), precisa começar essa estratégia.
Ou seja, todo Lead, é quem começa uma estratégia e qualquer time.

Ex.:
Politoed
Ability: Drizzle (DW)
Nature: Calm
Item: Leftovers
-Scald
-Ice Beam
-Toxic
-Protect
EVs: 124 HP; 252 Sp.Atk; 132 Sp.Def.

Com a Ability Drizzle, quando ele entra em campo, e cria uma Chuva que dura até o final da partida, a não ser que outro tipo de Efeito de Campo entre por cima do seu. Ou seja, não precisa ficar usando Rain Dance direto para manter sua estratégia.

Esse é um exemplo de Lead para times de Chuva. Existem vários outros tipos.

-Outros: Aerodactyl; Ninetales; Machamp; Azelf; Uxie; Tyranitar; Abomasnow; Forretress; Hippowdon.

-Sweepers
Sweepers. Simplesmente a coisa mais importante em Pokémon. Sweeper é a mesma coisa que Atacante. Existem 3 tipos de Sweepers, Physical Sweeper, Special Sweeper e Mixed Sweeper.

Physical Sweeper
É aquele atacante que só ataca com golpes físicos.

Ex.:
Stoutland

Ability: Intimidate
Nature: Jolly
Item: Lum Berry/Leftovers
-Return
-Crunch
-Work Up
-Fire Fang
EVs: 4 HP; 252 Atk; 252 Spd.

Pronto. Um simples Physical Sweeper. Work Up aumenta seu Atk em +1, pega STAB de Return, Crunch para os tipo Ghost- e Fire Fang para os tipo Steel-.

-Outros: Machamp; Scizor; Primeape; Darmanitan; Arcanine; Gyarados; Marowak; Snorlax; Golurk; Conkeldurr.




Special Sweeper
É aquele atacante que só ataca com golpes especiais.

Ex.:
Pikachu

Ability: Lightningrod (DW)
Nature: Timid
Item: Light Ball
-Thunderbolt
-Agility
-Substitute
-Hidden Power [Ice]
EVs: 4 HP; 252 Sp.Atk; 252 Spd.

Um dos mais queridos Pokémon, pode sim ser um atacante no jogo competitivo. Com seu item, Light Ball, ele recebe um aumento de x2 em seu Atk e Sp.Atk, deixando ele (nesse Set) com 398 Sp.Atk e 306 Speed (com a Nature). Como seu Speed é um pouquinho baixo, botei Agility para deixa-lo com 604 Speed e simplesmente Sweepar.

-Outros: Alakazam; Zoroark; Espeon; Volcarona; Reuniclus; Chandelure; Typhlosion; Hydreigon.



Mixed Sweeper
É aquele atacante que ataca com golpes físicos e especiais.

Ex.:
Infernape

Ability: Blaze
Nature: Naive
Item: Expert Belt
-Flamethrower
-Mach Punch
-Close Combat
-Hidden Power [Ice]
EVs: 112 Atk; 144 Sp.Atk; 252 Spd.

Flamethrower e Hidden Power pelo STAB de Flamethrower e H.P. para levar Gliscor e Landorus. Close Combat pelo imenso STAB que recebe, e Mach Punch pela Priority (depois vou explicar melhor).

-Outros: Pikachu; Salamence; Dragonite; Tyranitar; Honchkrow; Electivire; Kingdra; Hydreigon.



-Wall
Wall é a segunda coisa mais importante no jogo competitivo. São aquelas Paredes, ou seja, os defensivos. Toda Wall tem como meta barrar um Sweeper de agir. Assim como os Sweepers, existem 3 tipos, as Physical Walls, Specials Wall e Mixed Walls.

Physical Wall
É toda Wall que defende somente golpes físicos. Mas, não pense que é só botar esse Pokémon Wall na frente do Sweeper e pronto. Você precisa pensar nas possibilidades dessa Wall Nocautear o Sweeper. Reparem:

Ex.:
Skarmory (Adoro ele Shiny)

Ability: Sturdy
Nature: Impish
Item: Lum Berry
-Drill Peck
-Roost
-Whirlwind
-Spikes
EVs: 156 HP; 100 Atk; 252 Def.           

A clássica e mais perfeita Physical Wall em todo jogo. Quando junta com Blissey num mesmo time, é muito difícil de quebrar essa dupla. Ela pega praticamente todos os Physical Sweepers do jogo. O problema é que Skarmory não aguenta, mesmo físicos, vários golpes tipo Fire- nas costas. Por isso, é preciso ter cuidado com ele.

-Outros: Gliscor; Registeel; Regirock; Slowbro; Donphan; Blastoise; Swampert; Cofagrigus.


  
Special Wall
É toda Wall que defende somente golpes Especiais. Normalmente, todo tipo de Wall tem uma fraqueza da defesa oposta.

Ex.:
Blissey

Ability: Natural Cure
Nature: Calm
Item: Leftovers
-Seismic Toss
-Aromatherapy
-Thunder Wave
-Softboiled
EVs: 252 HP; 252 Sp.Def; 4 Spd.

A clássica e mais perfeita Special Wall do jogo. Ela e Skarmory juntas formam a clássica SkarmBliss Combo. Skarmory pega os Físicos e ela os Especiais. Simplesmente, não tem como mata-la com golpes especiais. Porém, sua Defense é MUITO baixa, ou seja, qualquer simples golpe físico leva ela, mas cuidado: Seu HP é ENORME! 714 HP + 405 Sp.Def é simplesmente louco! Por isso, tome cuidado quando enfrentar uma dessas na sua frente.

-Outros: Cryogonal; Jellicent; Tentacruel; Blastoise; Umbreon; Articuno; Ludicolo; Gastrodon; Slowking.


Mixed Wall
Para mim, o melhor tipo de Wall. Essa pega tanto os atacantes físicos quanto os especiais. Normalmente (não disse SEMPRE), essas Walls, usam o item Eviolite, o qual aumenta em 50% a Defense e Sp.Defense de TODO POKÉMON não evoluído. Porygon2, Ferroseed, Chansey são os piores de se enfrentar, pois eles simplesmente não morrem!

Ex.:
Porygon2

Ability: Trace
Nature: Calm
Item: Eviolite
-Thunderbolt
-Recover
-Ice Beam
-Thunder Wave
EVs: 156 HP; 56 Def; 104 SP.Atk; 192 Sp.Def.

Nesse Set, esse bicho do capeta fica com 345 Def e 450 Sp.Def + Recover. Simplesmente QUASE impossível de Nocautear, se não fosse seu item; Graças a seu item, ele perde e ganha. Ganha pelo fato das DUAS defesas estarem altíssimas. Perde pelo fato de, se ele por obra do acaso perder esse item, ele perderá sua arma secreta. Golpes como Knock Off e Trick destroem completamente esse tipo de Wall.

-Outros: Chansey; Milotic; Bronzong; Cresselia; Vaporeon; Ferroseed; Ferrothorn.


-Entry Hazard
Entry Hazard é todo tipo de coisa que você joga no campo adversário. Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes. Só isso =P

Ex.:
Aerodactyl

Ability: Pressure
Nature: Jolly
Item: Focus Sash
-Rock Slide
-Taunt
-Stealth Rock
-Earthquake
EVs: 4 HP; 252 Atk; 252 Spd.

Um Lead que somente tem como meta dar Set Up no SR (Stealth Rock).
Outro que faz seu trabalho muito bem:

Forretress

Ability: Sturdy
Nature: Impish
Item: Leftovers
-Gyro Ball
-Spikes
-Toxic Spikes
-Stealth Rock
EVs: 236 HP; 20 Atk; 252 Def.

Ele praticamente, só faz dar Set Up nos seus Entry Hazards.

-Outros: Cloyster; Scolipede; Frosslass; Cacturne; Roserade; Skarmory.


-Phazers
É todo Pokémon que usa Roar/Whirlwind/Dragon Tail, golpes que forçam o oponente a trocar de Pokémon. Eu acho que combinar esses golpes com todos Entry Hazards é coisa de fraco, mas o que posso fazer se a maioria dos players fazem isso? Para mim, Phazers só servem (e MUITO) para acabar com a estratégia de Baton Pass dentre outros Sweepers que usam golpes de Set Ups.

Ex.:
Milotic

Ability: Marvel Scale
Nature: Modest
Item: Leftovers
-Scald
-Recover
-Dragon Tail
-Ice Beam
EVs: 252 HP; 24 Def; 56 Sp.Atk; 176 Sp.Def.

Um Set diferente, que se importa em deixar o Physical Sweeper Burned, e usar Dragon Tail para Staller um pouco. Recover para não morrer e Ice Beam para levar os tipo Grass-.

-Outros: Dragonite; Salamence; Skarmory; Mandibuzz; Arcanine; Hippowdon.


-Stall
Pokémon Stall é todo Pokémon que praticamente não ataca, ele bate com golpes Support. Por exemplo, um Jumpluff. Ele é extremamente Stall. Ele põe o oponente para dormir (Sleep Powder = Support), usa Leech Seed (=Support), fica no Substitute (também Support) atacan.... Fazendo cocégas com Giga Drain. Isso é Stallear.

Ex.:
Whimsicott

Ability: Prankster
Nature: Jolly
Item: Insect Plate
-U-turn
-Encore
-Leech Seed
-Stun Spore
EVs: 4 HP; 252 Atk; 252 Spd.

Costumo usar esse Set quando preciso de um counter para Sweepers de Set Up, como Salamence e Dragonite. Eles podem dar 1.000 Dragon Dances, mas vão ficar Paralyze com Stun Spore e presos no Encore usando DDance. A função de todo Stall é essa: Amaciar a carne para o Sweeper comer. Eles preparam o campo, usando Leech Seed e Encore no Oponente, para trocar pro seu Sweeper e atacar.

-Outros: Jumpluff; Sableye; Volbeat; Illumise; Liepard; Meganium; Hippowdon; Walrein.


-Baton Passer
É aquele Pokémon que usa vários Set Ups, para passar tudo isso para outro Pokémon qualquer com Baton Pass. São chamados de BPasser ou somente Passer.

Ex.:
Smeargle

Ability: Own Tempo
Nature: Jolly
Item: Focus Sash
-Agility/Substitute
-Tail Glow/Swords Dance
-Spore
-Quiver Dance/Bulk Up
EVs: 4 HP; 252 Atk; 252 Spd.

Simlesmente, o melhor BPasser de todo jogo. Coma capacidade de aprender QUALQUER GOLPE, ele se torna o melhor Support/Stall/BPasser do jogo. Graças a Focus Sash e seu Speed de 273, ele fica quase impossível de matar. Ele pode passar qualquer Set Up para QUALQUER POKÉMON! Por isso, ele é quase impredicável, se não fosse pelo Spore...

Outros: Ninjask; Vaporeon; Scizor; Cradily; Scolipede; Mew.

 -Priority Moves
Golpes com Prioridade, são golpes que sempre ou nunca vão atacar depois do Oponente. Por exemplo, o Oponente pode ter um Jolteon, mas se você tiver um Scizor com Bullet Punch, você sempre irá atacar primeiro, porque Bullet Punch tem Priority +1. Todos os golpes normais, tem Priority +0, ou seja, levam em conta os Speeds dos 2 Pokémons em campo. Abaixo está uma tabela que fiz com base na da Smogon.
Valeu Smogon!

Prioridade
Golpes

+7

Pursuit (no meio da Troca)


+6

Trocando Pokémons


+5

Helping Hand


+4

Magic Coat, Protect, Snatch



+3

Detect, Endure, Fake Out, Follow Me; Quick Guard, Rage Powder, Wide Guard


+2

ExtremeSpeed, Feint



+1

Ally Switch, Aqua Jet, Bide, Bullet Punch, Ice Shard, Mach Punch, Quick Attack, Shadow Sneak, Sucker Punch, Vacuum Wave


+0

Todos os golpes não listados


-1

Vital Throw


-2

-


-3

Focus Punch


-4

Avalanche, Revenge


-5

Counter, Mirror Coat


-6

Circle Throw, Dragon Tail, Roar, Whirlwind


-7

Magic Room, Trick Room, Woner Room



 
-Game Mechanics

STAB
STAB significa Same Type Attack Bonus. TODO Pokémon que usar um golpe que seja do seu mesmo tipo (Um Infernape usa Flamethrower), esse ataque recebe um aumento de x1.1. Pouco não é? Não.

Vou explicar de outra forma: Sabe os Base Power dos golpes? Pegue esse Base Power, divida por 2, e some com o Base Power atual. Difícil ein? Que nada!
Vou explicar na prática!

Exemplo: Vamos pegar o próprio Infernape. Ele pega STAB de Flamethrower e Close Combat.

Flamethrower
Base Power: 95

95 : 2 = 47,5 (esqueça o que vem depois da vírgula, é realmente inútil) = 47

95 + 47 = Base Power do Flamethrower de Infernape = 142.

Legal né? Agora vejamos o CC!

Close Combat
Base Power: 120

120 : 2 = 60

120 + 60 = Base Power do Close Combat de Infernape = 180!

Incrível! Agora entende porque existem Pokémons Ubers e Pokémons normais? Vejam esse outro exemplo:



Arceus pega ExtremeSpeed.

ExtremeSpeed
Base Power: 80 (O único golpe de prioridade com base pwr 80)

80 : 2 = 40

80 + 40 = 120

Esqueceu de algo? Arceus pode estar segurando Silk Scarf, o que aumenta em 20% os golpes normais. Vejamos:

80 + 20% (16) = 96

96 : 2 = 48

96 + 48 = 144!

Junte esse 144 Base Power, com 339 Atk + Priority!
Quem em OU aguenta isso? Skarmory? Não tem problema. Arceus aprende Thunderbolt, Overheat, Flamethrower, Fire Blast, Thunder, etc...


“Super-effective!”
Sabe essa frase linda que aparece quando você usa um Flamethrower em um Scizor? Vamos ver na mecânica o que Super-effective representa.

Super-effective nada mais é do que dobrar (multiplicar x2) o dano recebido.

Exemplo:
Infernape used Close Combat!
It’s super-effective!

The foe’s Aggron died fainted!

Sabe quanto levou esse Close Combat?
CC pega STAB e fica com 180 Base Power. Como Aggron tem fraqueza X4 DE TIPO FIGHTING-, sabe quanto ele tomou de dano? 180 . 4 = 720!

Entende agora porque é importante ter atacantes no time com tipos que se encaixem? Como um Infernape (que tem fraqueza de... Sei lá, tipo Water-) junto com Starmie (que toma Not very-effectie de golpes tipo Water-)?


“Not very-effective...”
Essa frase que da tristeza na pessoa nada mais é do que o inverso de Super-effective.

Antes, não dobrava? Agora divide tudo por 2.

Exemplo:
Trainer switched Alakazam out!
Trainer sent out Skarmory!

Heracross used Megahorn!
It’s not very-effective…


Vamos ver… Megahorn tem 120 Base Power…

Fica com 180 Base Power graças ao STAB. PORÉM...

Skarmory é Steel/Flying. Tudo isso divide por 4.

180 : 4 = 45

O Megahorn de Heracross não passou de um ataque fraquíssimo de 45 Base Power, mesmo tendo STAB.

Agora entende porque precisa usar bem seus ataques nos Pokémons certo, querendo sempre no mínimo que o golpe tenha efeito normal (nem Super nem not very-effective)?

É isso. Para começar, esse artigo está de bom tamanho =P

Se você ler tudo isso será bom. Se você ler isso tudo e não paticar nem um pouquinho, você será um treinador medíocre. Se você ler tudo isso e praticar, você será um treinador exemplar.

Por isso, pratiquem. Não há nada melhor do que você fazer times, ganhar e perder com eles para aprender mais e mais. Pokémon nada mais é que isso.

Prática + Teoria = Sucesso! Não se esqueçam disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário